Thursday, March 27, 2008

Acidente em Al Quoz


Era mais um dia normal e aquela preguica tradicional tomava conta. Ja pensava nas reunioes do dia, nos e-mails, etc e de repente aquela visao fez minha mente ficar totalmente confusa. O que esta acontecendo? O que eh aquilo? Era uma visao parecida com a da foto ao lado com a diferenca que eu ainda conseguia ver muito fogo subindo. Passava pela Sheik Zayed no exato momento em que aconteceu a explosao....

Confesso que no comeco pensei que algum predio tinha caido, depois pensei em bomba, depois nao me lembro mais. O que aconteceu foi uma explosao terrivel devido a armazenamento ilegal de fogos na area industrial de Al Quoz. Os prejuizos sao enormes: financeiros, ambientais e humanos. E mais um sinal da necessidade de apertar mais o cerco... fogos sao ilegais no pais e nao se sabe ao certo como chegou ate Dubai.

A fumaca ainda esta no ar, preta e densa ate hoje. O acidente ja aconteu ha quase 48 horas e os medicos falam das substancias quimicas (fosforo ,etc) que ainda estao no ar.

O que ficou marcado mesmo foi como em segundo a vida muda completamente, o cenario se transforma e o inesperado acontece. Muita fe no Criador, seguindo seus ensinamentos e preparados para enfrentar o que vem pela frente. Sempre.

Sunday, March 16, 2008

Morar nos Emirados

Voce tem certeza que esta morando nos Emirados Arabes quando:

* O alto-falante do trabalho toca o chamado para oracao varias vezes por dia
* As mulheres a sua volta estao vestidas totalmente de preto
* Quando alguem avisa 'la vem tempestade' voce sabe que eh de areia
* A policia usa carros BMW (quem lembra do fusquinha da policia do Rio?)
* Avancar o sinal vermelho deixa voce sem carro por 1 semana, alem da multa eh claro
* 'Dedao' apos uma fechada no transito dah prisao
* Voce e seus amigos tem e fumam shisha em casa (menta? maca~?)
* Voce encontra 5 nacionalidades em uma reuniao de trabalho (hoje: brasil sil sil sil, sri lanka, india, pakistao e uae)
*Voce acaba de descobrir que tem mais uma familia de brasileiro chegando
* Seus amigos trabalham com publicidade, telecom, IT, carros, construcao civil, petroleo, etc, etc, etc
* O final de semana tem futebol, festinha, ice tea no clube e encontro de amigos (eeeita agenda social agitada sooo^)
* Combustivel nao eh caro, carro nao eh caro e quem tem toyota camry eh taxista ou mulher do padre
* Voce recebe um sms avisando que seu Salik (www.salik.ae) esta quase sem credito
* Voce se assusta todos os dia com os precos que nao param de subir ( e o dolar que nao para de cair!)
* Nao tem cerveja no supermercado, nao tem barzinho na esquina e para comprar qualquer coisa alcoolica eh preciso ter licenca (e limite mensal!)

Eh meus amigos, isso tudo faz parte do nosso dia-a-dia e hoje me peguei pensando sobre tudo isso... compartilho aqui com voces... :-)

Thursday, March 06, 2008

Swasdee Ka





Na viagem pela Tailandia o sucesso mesmo foi o Miguel. Por onde ele passava o povo aplaudia, as mulheres agarravam, tiravam fotos, pegavam no colo... Os pais, preocupados, sempre de olhos abertos nao davam muito espaco para as fas.

Claro, foi otimo, e todos nos curtimos bastante. Miguel alem de ter aproveitado cada momento, aprendeu rapidamente a saudacao tipica Tailandesa: Swasdee Ka. Por onde passava juntava as duas maos e se reclinava para a saudacao. 'Swasdee Ka' para todo lado. Tinha tambem o dialogo basico em ingles:

- Hi
- Hi!
- How are you?
- Fine!
- What is your name?
- Miguel
- How old are you?
- Two! (e ainda mostrava os dedinhos, com muito esforco para fazer o '2')

Os pais curtiram bastante, obrigado. Destaque para a massagem tailandesa. he he he. Massagens nos pes, aromaterapia, limpeza de pele, massagem tailandesa tradiocional... teve para todo gosto.

Alem disso, comidas! Noodles, temperos fortes e muita coisa boa. Agora vai ter que rolar uma dieta basica para perder o excesso... :-)

Monday, March 03, 2008

Chegando em Bangkok






Chegamos a Bangkok muito cansados após o atraso do voo que estava previsto sair de Dubai as 22.30 e só partiu próximo a uma hora da manha de segunda-feira. Fomos direto para o hotel e já do táxi podiamos ter uma idéia do que nos esperáva nesta cidade. Primeiro achei que o nosso hotel era muito mal localizado, porque todo o cenário até chegar lá era feio, sujo, e muito pobre. Graças a todo o verde que se mantém no meio do transito, embaixo das pontes e nos canteiros, a cidade não fica tão poluida. Chegamos sem sol, o que tornava tudo mais sombrio, mas que não aliviava o calor e acho que aumentava a humidade.
Enganos de primeira impressão, nosso hotel era ótimo e super bem localizado, em frente a estação do skytrain, e que definitivamente era o melhor transporte em Bangkok. Taxi, foi uma péssima experiência, pois eles nunca querem deixar o taximetro ligado, e se o deixam, rodam com vc pela cidade ate que possam cobrar um valor suficiente. A maioria não fala ou finge que não entende inglês, e com isso tentam te convecer de pagar um valor fechado. Tem também aqueles Tuk-tuk uma moto meio charrete, não sei bem explicar. Mas fomos alertados que teriamos o mesmo problema em relacao as cobrancas, alem do perigo que andar no bichinho. O trânsito em Bangkok é caótico, além da direção ser invertida como é em Londres. Fiquei louca, sempre olhava para a direção errada na hora de atravessar a rua. Achei tudo muito confuso! Táxis coloridos laranja, pink, verde, amarelo, azul, vermelho, eram a diversão do Miguel que sempre escolhia a cor, quando não tinhamos como optar pelo trem.

Estamos de volta!





Chegamos sabado a noite de Bangkok, e depois de um domingo colocando a casa habitável, isso mesmo, aqui em Dubai uma semana de casa fechada significa areia para todo lado. Mesmo com este inverno atrasado, a casa estava que era só areia. Sem empregada, o negocio foi arregaçar as mangas esquecer todos os dias de massagem na Thailandia e limpar o que desse. Hoje, segunda, ja estamos de volta a rotina: Miguel na escola, Rinaldo no trabalho e eu com as coisas mais ou menos no lugar, precisei dar uma parada e vir aqui falar com vocês, antes que a viagem deixe de ser novidade, ou que o Rinaldo saia na frente contando tudo sem detalhes. Viu só, aqui tem para todos os gostos. Eu, detalhista que só, e Rinaldo direto ao assunto.
Estou terminado de baixar as fotos, ouvindo música Thailandesa para não perder o ritmo zen do povo de lá, e tomando chá de menta. Assim fica mais fácil relembrar os caminhos e os acontecimentos desta deliciosa viagem.