Saturday, February 24, 2007

Piquenique para brasileiros









A iniciativa foi de duas amigas brasileiras, Camila e Carola, as mesmas que me deram as primeiras instruções antes de cairmos de paraquedas em terras arabes. A idéia era reunir o maior número de brazucas perdidos por aqui, para que os recém chegados pudessem ser apresentados aos veteranos, sem termos que passar a semana jantando ou tomando café, para conhece-los um a um.

Agora eu entendo bem, o que é ter um blog que fala de um lugar que possui poucas informações disponíveis. A turma entra, acompanha as notícias, manda e-mail e pergunta tudo que você possa imaginar. Foi o que eu disse outro dia, o ideal é montar rapidamente um FAQ. Continuando, tivemos nos últimos meses muitas famílias chegando, a idéia do piquenique não podia ser melhor para reunir todos de uma só vez.

O dia estava lindo! O encontro era no Safa Park, eu costumo dizer, que é o Campo de São Bento na versão arabe :) Para quem conhece o lugar em Niterói, vai entender a piada. Chegamos as 11h com a nossa cesta de comidinhas, pipa, bola, Miguel e o seu inseparável nariz de palhaço. Em pouco tempo o gramado estava cheio de gente agradável, com o astral lá em cima, e bem dispostos a fazer amizade. Guloseimas não faltaram. Sabe como é brasileiro?! (Isso vale para quando vocë mora fora, fica fácil entender bem este ditado). Brasileiro traz comida para sobrar, divide com os amigos, mesmo que aquele seja o último sanduiche.

Como uma comunidade verde e amarela que se prese, teve um pouco de tudo. Desde a presença do mais jovem brasileirinho, o Pedro de um mês filho dos queridos Lu e André, até um jogo chamado Tchouckball. Que isso gente? Serio! Tem um brasileiro que é técnico desse trem por aqui. Coisas de Dubai!

O encontro durou o dia todo, e a animação era só por conta da amizade. Acho que aqui é o unico lugar no mundo, que brasileiro se encontra, faz festa, joga bola e nem sempre toma cerveja.

E o Carnaval?

Ola! nem sei por onde começar...Enquanto no Brasil o Carnaval era o assunto do pedaço. Aqui em Dubai a vida seguia como se fossemos um mundo á parte. Talvez sejamos!

Na verdade até vi uma foto de um pedacinho do Carnaval, publicado em um jornal local. Mulheres, mulheres,..nem preciso fazer aquele comentário, do que é o Brasil para um monte de gente no exterior.

Enfim, por aqui muita correria desde o início do Carnaval brasileiro. Vou contar em partes :) para o post não ficar muito grande. Fotos não tenho quase nada. Minha máquina ficou maluca e tira foto de qualquer coisa, menos do que você focalizou, então ficamos sem registros. Mas tivemos aqui um piquenique para brasileiros, um festa de caridade com fantasias e feijoada, novos brasileiros chegando, Miguel bastante doente e eu trabalhando. Seria o caos instalado, se eu não tivesse esperança de que é verdadeira a teoria: "o fim do seu inferno astral termina sempre um dia antes de seu aniversário." E o meu já eh segunda. Oba tá acabando!

Saturday, February 17, 2007

Dubai Metro




Acredito que ja temos alguns posts aqui no ConexaoDubai sobre o transito de Dubai. Uma tentativa, ja em andamento, para amenizar um pouquinho a crise e o Dubai Metro. A fase 1 vai ate Jebel Ali, partindo lah das profundezas da Old Dubai.


Confesso que a ideia de ir escutando musica e lendo alguma coisa de manha cedo para chegar no escritorio me agrada. Ja tive a chance de ver um vagao... obviamente, serao criadas classes diferentes como gold, silver, etc. As mais caras, tem cadeiras maiores, mesinha e o escambal.


Algumas fotos de como deve ficar a coisa, prevista para 2009 acredito eu...

Dirigindo em Dubai II

Conseguir uma carteira de motorista aqui em Dubai, é motivo de comemoração. Principalmente para mulheres. Então lá vai a minha!!! Consegui ser aprovada no road test e já estou com a carteira de habilitação. Precisei escrever aqui para deixar registrado tamanha foi minha felicidade esta semana. A carteira já está na bolsa e eu já estou de loja em loja, procurado um carro.

Para os que querem mais informações, eu só precisei fazer 10 aulas pois meu arquivo era do ano anterior. Mas definitivamente as lei mudaram e agora você precisa fazer todo o processo pela auto escola, e ter paciência, muita paciência. Para as mulheres, uma dica: não se impressionem com a pressão que as policiais fazem durante a prova. O processo todo é muito chato, a prova com a policial arabe ao seu lado, é um passeio no tunel do terror. Mas você vai conseguir! E o melhor, a carteira fica pronta na hora. Good luck!

Sunday, February 11, 2007

Dirigindo em Dubai

Vocês não imaginam o que têm sido minhas aulas de direção aqui em Dubai. Só relembrando, o Brasil esta na lista dos paises em que vocë precisa tirar uma nova habilitação, local. Isso vale para todos a partir de janeiro de 2007. A exigëncia agora é mínimo de 40 aulas. Eu sei, é de chorar no cantinho!!

Então, depois de toda a novela que eu ja contei aqui, mais de um mês se passou e eu ainda nao tinha sido chamada para começar as aulas. Isso sem falar que Miguel comecou na escola tem três semanas, e estamos seguindo de taxi diariamente.

Liguei para reclamar, e senhorita me ofereceu vaga para o dia seguinte! Fala serio?! Voce espera quase 40 dias para alguém te ligar e quando você decide ligar eles encontram disposinbilidade para o dia seguinte. Isso eh Dubai!

Sem pestanejar peguei a primeira hora disponivel e fui. Nao preciso dizer que a instrutora era local, toda vestidinha a rigor. Nos meu primeiros 200 metros dirigindo, ela já me disse: Voce pode dirigir, mas não aqui em Dubai :) oh-oh! E paramos o carro para ela fazer uma lista de.."you don't do this". Aih, aih, aih...

Olha, se eu nao fizesse essas aulas minha chance de passar era menor ainda. Vocês não têm idéia da quantidade de regras que eles exigem. O mais interessante é a tal da "horn". Lá pelas tantas, eu já me acostumando com a direção ao modo local, a lady grita: _Horn!!! E eu pensei..Que diabo eh isso!? E o que está errado? O comando era apenas para eu buzinar. Mas buzinar aqui?!! Ohoh...Aqui e ali eles ensinam a buzinar :)

Monday, February 05, 2007

O Grande Circo

Volta e meia estou eu pensando nos valores que ensinamos para nosso filho, o difícil papel de educar e conseguir deixar o verdadeiro "valor" das coisas. Aqui em Dubai isso não é tarefa fácil. De uma forma ou de outra, você acaba tendo a oportunidade de oferecer para sua família muito mais do que você imaginava, mesmo em tão pouco tempo no deserto. Ooops..é agora que eu penso o que vai ser na cabeça do Miguel uns anos a frente, quando voltarmos para nossa terra natal com toda a sua beleza, mas também com todas as dificuldades, limitações e tantas diferenças sociais.

Só para tornar o papo menos sério, um dia desses levamos Miguel pela primeira vez ao circo. Oba!! Hoje tem marmelada? E o palhaço o que é? Nada disso... O circo tinha orquestra, bailarinos, cantores e atores. Algodão doce numa super embalagem com direito até a etiqueta dos valores nutricionais. Na saída, cds e dvds, máscaras e roupas dos personagens. Era o Cirque du Soleil apresentando Quidam.




Lindo, emocionante, um espetáculo imperdível! Para alguém que só conhecia o circo da Praça Onze, essa foi mesmo uma grande evolução :) Compramos na saída um nariz de palhaço que o Mimi não esquece de usar diariamente, entre uma bricadeira e outra. Conosco foram a Dri e o Guilherme com a filhinha Carol, e para ela este também foi a seu primeiro passeio ao circo. O que vai ser dos filhos de brasileiros que agora crescem em Dubai?