Saturday, November 11, 2006

Eu to impressionado!



Para quem conhece o meu pai, já pode imaginar o comportamento dele aqui, em um país muçulmano. A todo instante temos que ouvir ele dizer: To impressionado com essa cultura!

Sempre que tem oportunidade de conhecer algum de nossos amigos, lá vai ele perguntar sobre os árabes. Quer saber se as mulheres casam virgem; se um brasileiro pode casar com três mulheres; se tem leite de camelo; e por ai vai. Se estamos no shopping ele fica observando as mulheres de abaya e veu preto, consumindo roupas, maquiagem e tudo mais. Observa o hábito dos árabes falarem compulsivamente ao celular, na rua, no carro, em toda parte. E ficou surpreso com o fato de encontrar no supermercado apenas cerveja não alcólica.

Impressionado mesmo ele ficou ontem quando viajamos para Fujairah, outro Emirado, e a noite fomos passear na cidade. Coisa de interior arabe, sabe?! As famílias sentadas no gramado e na areia da praia até altas horas da noite, tomando chá e comendo guloseimas locais. Homens de um lado, mulheres do outro.

A estranheza começou quando saltamos do carro e eu coloquei a Pashimina (tipo de véu). Para que isso, perguntou ele espantado._Pai, aqui só tem mulher muçulmana e eu não posso caminhar assim de camiseta, preciso respeitar a cultura deles. E seguimos a caminhada, com Miguel correndo a frente da gente, e ele de nariz torcido.

Ai lá vem ele como sempre me abraçar. _Pai, tira a mão de mim. _O quê? Mas eu sou seu pai! _Mas pai, aqui não pode homem abraçar mulher em público. E contrariado seguia ele reclamando. Até que Rinaldo colocou a mão sobre o seu ombro, para comentar algo.... _Para com isso disse papai! Aqui não pode andar abraçado!! E Rinaldo respondeu sorrindo, mas eu sou homem e vocë também, isso pode e deve. Foi quando o velhinho quase morreu e se deu conta da cultura local. Os homens andando na rua de mãos dadas, ou mesmo abraçados com outros homens. Foi o suficiente para ele dormir e acordar falando: Eu tô impressionado!!!

Papai não é homem de poucas palavras :) e tem passado os dias inventando histórias e teorias sobre a cultura local. Preparem seus ouvidos para quando ele voltar ao Brasil.

1 comment:

Anonymous said...

Imagino as peripecias do Seu Wilson por ai... hahahaahahahah
Estamos esperando vcs aqui ansiosamente.
PS.: Conheço essa camisa, heim...