Tuesday, November 20, 2007

Arranhou, quebrou, amaçou!

A cada dia somos surpreendidos por nossa propria invigilancia. Seja quando deveriamos estar mais atentos as coisas corriqueiras do dia-a-dia, ou quando deveríamos acreditar que coisas estranhas tambem podem acontecer conosco. Agente nunca acha que vai acontecer! Domingo foi meu dia!
A rotina começa cedo, afinal aqui é Dubai, e Domingo é o primeiro dia útil da semana. Acordo cedo, arrumo Miguel, pego a empregada no ponto de onibus há uns 10 minutos da minha casa (como sabem, transporte publico aqui é super limitado e só em determinadas áreas vc pode encontrar); volto, deixo ela em casa, vou levar Miguel na escola, e só então chego no Knowledge Village, para a minha aula. E para tudo isso acontecer dentro do horário previsto, demanda uma certa organização antes de sair de casa.
No último domingo já sai meio atrapalhada, vi um vazamento de água na garagem, fiquei preocupada com o custo daquela água vazando. Você pode imaginar que no deserto água é artigo de luxo, então se paga caro por isso. Mesmo sabendo que é agua vinda do mar.
Entrei no carro, coloquei todas as tralhas dentro, prendi Miguel na cadeirinha, olhei no retrovisor, não tinha ninguém, engatei a ré e...Booomm!!! Ohoh!!! O que aquele carro estava fazendo ali parado atrás de mim, entrei com tudo na porta dele. Foi um stress! Era uma mulher com uma criança também no banco de trás. Como tudo que é trágico tem seu lado cômico, eu nervosa sai falando em portugues e a mulher em turco :)) Hoje consigo rir, mas no dia, só pensava no carro, nas crianças, na multa, e o que ela estava fazendo ali, exatamente, no segundo que engatei a ré e me distrai com o Miguel reclamando de uma meleca no nariz. Ela estava passando na rua e a filha também reclamou de alguma coisa, e ela freio derepente. É minha vizinha, mora três casas depois da minha, eu nem conhecia.
Nessa hora vc tem que ligar imediatamente para a polícia, que eles vem fazer a ocorrência. Liguei para Rinaldo assustada, e ele estava em reunião. Entao, vamos ao desafio...A mulher só falava turco e no máximo dez palavras em inglês. Liguei para a polícia e o cara me disse a lei mudou, e se o os dois carros podem sair do local, devem se encaminhar para o Dubai Police. Ai, ai ai...Lá fomos nós com as crianças para a polícia e lá ficamos por toda a manhã, esperando ser atendida. Todo mundo falando árabe, pelo menos quinze pessoas na nossa frente. As crianças ficaram amigas, e eu tentava me comunicar com a moça que era muito simpática apesar de todo o problema a nossa volta. O oficial te atende, pega seus documentos, vistoria o carro, pergunta de quem foi a culpa e prenche a papelada. Via rosa para o culpado, via verde para a vítima, e podem ir para a casa. Advinha quem ficou com a via rosa?
Apesar de todo o stress, tudo ficou bem, mas poderia nao ter ficado, caso uma de nós nao tivesse a licença de motorista. E ai vale um recado para aqueles que ousam dirigir sem carteira aqui em Dubai. Você tem que pagar a multa, seu sponsor (em caso de marido) vai preso, e ou deportado. O sistema aqui funciona e não é brincadeira. E acidentes acontecem, mesmo dentro da sua garagem!

No comments: