Friday, August 12, 2011

Ramadan Kareem!

Dois mil e onze, meus caros amigos. Mais um verao, mais um Ramadan aqui em Dubai. Apesar de toda a calma nas ruas devido a saida de residentes fugindo do calor, ainda me impressiono com a quantidade de turistas. Eu fico eu pensando: "o que eles vieram fazer aqui no calor e no Ramadan?"... :-)

Espero que esse post marque o nosso retorno ao Conexao Dubai, com mais frequencia e mais noticias sobre a nossa vida no deserto. Aqui vamos continuar compartilhando nossas experiencias, visoes e dicas. Muitos ja se beneficiaram de algumas "tips" daqui e ja fizemos muitos amigos que nos conheceram virtualmente atraves do nosso blog.

Confesso que nao me impressiono (e tambem evito comentar) com o calor. Eh quente? Sim... e humido tambem. Ontem fui numa reuniao de trabalho fora de escritorio no carro de um colega. O carro ficou no sol por umas 4 horas e ao voltar soh faltava a essencia de eucalipto. Nenhum comentario, nem meu nem do colega. Entramos no carro, o AC soprou ar quente no comeco e assim voltamos ao escritorio, comentando sobre a reuniao sem dar bolas pro calor.

Como acabei de ler num texto recebido, "a vida eh dura mas podemos sempre adocica-la" e uma das formas mais faceis eh de focar no lado positivo, nas coisas boas que temos todos os dias. Claro que cada lugar tem seus problemas e aqui nao eh diferente... mas seguimos em frente, buscando alegria nas pequenas coisas, em todas elas.

O trabalho continua motivante, familia vai bem obrigado e nenhum plano de deixarmos o deserto. As ofertas de trabalho que apareceram nos ultimos meses ou foram aqui mesmo ou num emirado vizinho ou num pais vizinho. Ou seja, vamos seguindo por aqui...

Bom, mas o titulo desse post foi "Ramadan"... Voces sabiam que as empresas sao obrigadas, por lei, a manter uma jornada de 6 horas de trabalho por dia? Eu, por exemplo, tenho trabalhado de 8:30am as 2:30pm. Bem, pelo menos esse eh o horario oficial. Antes do primeiro dia do Ramada um memorando eh enviado a todos os funcionarios no meu trabalho relembrando que nao eh permitido comer ou beber durante todo o dia no ambiente de trabalho. Os nao-muculmanos sempre tem um lanchinho escondido na copa mas eu confesso que nao me sinto a vontade. Espero todos irem embora eh lah pelas 3:30pm vou lah tomar uns copos d`agua. Isso quando nao dou uma fugida no hotel ao lado para almocar ou quando fujo correndo as 2:30pm pontualmente.

Nessa epoca muitos saem de ferias e existe um consenso de que tudo eh mais lento mesmo, que poucas decisoes sao tomadas. Parecido, mal comparando, com o periodo entre o Natal e Carnaval no Brasil. (wow, Rinaldo! Essa comparacao foi pessima!).

Mas se voce ainda esta lendo ate aqui, merece meu respeito. Nao sei se eu conseguiria..

Neste momento, 8:30pm, a mesquita aqui do bairro chama para mais uma oracao... Alah Akbar!

Eu particularmente gosto muito do periodo do Ramandan. Nao porque trabalhamos menos (well, por isso tambem) mas por tambem sentir um pouco do "espirito do Ramadan", algo parecido com o do Natal. As pessoas estao mais sensibilizadas e acredito que o mundo espiritual tambem faz uma corrente de apoio, de ajuda. Os muculmanos estao cientes nao soh da necessidade de jejuar, ofertar o sacrificio mas tambem ter mais paciencia, evitar comentarios pouco edificantes, nao mentir, sem mais caridoso. Vejo que muitos se esforcam para alcancar isso e o resultado eh percebido por mim.

Ao final do Ramadan, temos o Eid ul-Fitr, o feriadao religioso. Em 2011 tudo indica que o primeiro dia do Eid sera no dia 31, quarta-feira, o que significara um feriado de 4 dias (ate sabado). Nos aqui, ja contando com isso, ja reservei as passagens para um lugar show-de-bola-a-bessa...Depois conto para voces.

Ramadan Kareem!

No comments: