Friday, August 05, 2011

Eh verao!

Ah que saudade de vocês, parece que eu vou falar o mesmo nhem-nhem-nhem, mas tem quase dois meses que não passo por aqui para dar um alô, contar as últimas e dizer que o verão chegou :) Ooops Ramadan tambem! Ramadan Kareem!!
Esse é o nosso quinto verão em Dubai, e o sexto Ramadan. E sabe que ainda tudo parece novo nesta época?! Seis anos voaram, e quando vejo ainda bate aquela estranheza do calor de 47 graus - esta semana no meu carro. E olha que ainda nao esta a hora da morte hein! E ainda é difícil esconder a água no carro e tomar sem ninguém ver, no calor que ferve lá fora, e o jejum dos muçulmanos precisa ser respeitado.
Nada de alimentação em público, nem água, e também não vale chiclete. Rinaldo hoje me contou que leu um artigo que o cara comprovava por "a"mais"b" que até bombinha para asmático pode ser encarado como quebra do jejum. O assunto é sério de muita importancia para a cultura local, e toda a cidade respira este clima. As lojas, os supermercados, as ruas, tudo decorado para a celebrãção de um grande momento cultural e religioso.
Por muito pouco a policia é convocada e pode resolver rapidamente enquadrar você. Então vamos andar na linha, consciente do propósito relevante que é o jejum neste mês.
Eles ofertam este sacrifício em nome de todos aqueles que vivem em condições de pobreza e de sofrimento. O período é marcado pelas fases da lua, assim como o momento de inicio e quebra do jejum. Diariamente o jornal publica os horários a serem atendidos.
Além do calor, estamos no alge da estação e os dias são bem mais longos. E conforme a tradição a alimentação só pode ser feita após o sol se pôr e antes do nascente, sendo assim temos tido dias de jejum que podem durar entre 12 e 14 horas. Privação mesmo! Doação!
Os meios de comunicação chamam atenção para os cuidados no momento do "Iftar" (a quebra do jejum). O ritual se inicia com a ingestão de tâmaras, aguardando alguns minutos antes de beber o primeiro copo de água do dia. Então iniciam suas orações e passam ao jantar. Nutricionistas e médicos aconselham os melhores hábitos alimentares, evitando as gorduras e frituras, inclusive a redução dá quantidade de tamaras para que nao se tenha o aumento das taxas de açucar no sangue, provocando ainda mais a possível desidratação neste período.
Em algum lugar no blog voces podem encontrar uma de nossas experiências em casa de um local durante o Ramadan, onde fomos convidados a participar do Iftar.
Foi um grande banquete no tapete :)

1 comment:

Cris Otilio said...

E as crianças, Pat? Também fazem jejum?