Saturday, September 22, 2007

Ramadan Kareem

Quando cheguei em Dubai para trabalhar, era Ramadan, 2005. Parece que foi ontem e eu nao conhecia quase nada sobre os costumes e a cultura arabe local.

Sim, nao se trabalha na sexta-feira, e domingo eh dia util. Mas isto nao eh esta nem perto das diferencas para os recem chegados brasileiros. Apesar de Dubai ser considerado precursor de abertura para estrangeiros no mundo arabe e da liberdade permitida, existem costumes ligados a questoes religiosas que sao levadas muito a serio.

As vezes nao se consegue entender, mas vou dar alguns exemplos para auxiliar. Ramadan, eh o mes sagrado dos muculmanos, como voces ja sabem. Apesar de saber que o mes era baseado nas fases da lua e que nao ha dia exato para se declarar o inicio do mes sagrado, esta semana recebi mais uma licao interessante. Existe um comite responsavel para este fim, diferente em cada pais arabe. O comite declara iniciado o mes sagrado assim que a lua crescente eh visualizada no ceu. Dependendo da posicao geografica de cada pais, a lua pode ser vista primeiro e o mes sagrado comecaria antes no tal pais.

Existem grupos de pessoas que saem para tentar visualizar a lua... se conseguirem ve-la, precisam ir ao comite e jurar que conseguiram ver. Se ninguem ver, o mes sagrado nao comeca. Na pratica nao eh bem assim, ate onde conseguir apurar...

Mas o fato eh que no mes sagrado, nos, estrangeiros, somos orientados a ter mais paciencia com os muculmanos ja que eles estao totalmente concentrados no mes sagrados. Desde do primeiro raio de sol ate o por do sol nao se come ou se bebe. Jejum total. O horario de trabalho muda, 6 horas por dia apenas. Os modos devem ser moderados em publico. Todos os restaurantes ficam fechados durante o dia, nao se bebe, fuma ou come em publico. As roupas nao devem ser muito decotadas, etc.

Para dar exemplos praticos, no ano passado um casal foi preso. Motivo? Estavam em um cafe trocando beijinhos. Sim, beijinhos na boca. Um arabe local se sentiu ofendido e chamou a policia: multa e 1 mes de prisao. Dependendo do delito, a multa e a pena vai aumentando.

Ramadan Kareem!

5 comments:

Anonymous said...

Seguindo o seu conselho, dos ultimos posts, disponibilizo agora a pergunta e o meu e-mail para contato. Ah..e a pergunta novamente é claro.

andrealmar at hotmail.com

Rinaldo, acompanho seu blog já faz um tempinho. e sei que você trabalha na área financeira ai em Dubai com Segurança da Informação. Gostaria de saber as perspectivas para os profissionais de TI ai em Dubai, visto que eu trabalho na área e estou fazendo faculdade na área de TI também. Obrigado e sucesso.

Fagury said...

olah! meu nome eh thiago, moro em goiania. leio o blog de voces ha um tempo. tenho uma descendencia arabe distante, sou razoavelmente fascinado por dubai, gostaria muito de trabalhar nos emirados e tambem saber como chegar nas oportunidades de emprego daih ... meu email/msn eh thiagofagury at gmail.com - desde jah ficam meus parabens pelo pioneirismo do blog e pela coragem de voces. abracos!

Anonymous said...

Ola sou jornalista publicitario e diretor de videos, cheguei hoje e estou buscando contactos para entrevistar brasileiros saber o que rola por aqui.Interessados em serem entrevistados silvaclaudio@hotmail.com
tel 001-917-6647768

Anonymous said...

Olá...acompanho voces há tempos e estou cheio de duvidas. Tenho 1.80, moreno, forte, tatuado, intelectual, mestre em karate e querendo saber como é esse negócio de ser segurança em dubai, já que vc trabalha com isso. Tem muita briga em boate? Na hora da porrada vale soco na cara? Você utiliza alguma técnica de imobilização ou apenas aplica o conceito da segregação e da proteção por perímetro? Bom...pelo que deve ter percebido, esse comentário é uma grande brincadeira de um amigo que logo vai estar por perto. Xiii virou uma charada agora. Quem sou eu? ;-) Grande abraço. MS

Anonymous said...

Olá, meu nome é Pricila, achei esse blog procurando informações sobre empregos em Dubai, tenho 18 anos, sou formada em comissária de voo e estou participando de seleçoes para empresas aéreas, porém nao posso tentar na Emirates ainda, já que a idade minima é de 21 anos, por isso enquanto não chega meus 21 aninhos queria ver algo para mim em Dubai e mais informações sobre vistos e chances de emprego.... heehhe
melopricila@hotmail.com

obs.: Pricila sem o S rsrsrs :)