Wednesday, February 15, 2006

Bulica

EEeeepa. Estamos de volta na area. Hoje com mais novidades diretamente de Dubai, Emirados Arabes Unidos, GMT+4.

Bom, hoje a aventura foi no cenario gastronomico de Dubai. Apos o trabalho fui convidado para almocar [ aqui, quase ninguem almoca durante o dia. Isso mesmo... como o expediente eh ate 15:30h, muita gente prefere almocar em casa ou economizar ou sei lah o que). Um amigo, que eh local, me chamou para ir em um restaurante que server um "otima comida da Arabia Saudita". Putz... se eu negasse, seria a centesima vez que ele me chamaria para fazer algo e eu nao iria. "Claro! Vamos sim!". E mesmo com muita vontade de ir para casa brincar com Miguel e ficar com minha amada fui ao tal restaurante...

Chegando lah, o verdadeiro ambiente arabe: como se fosse uma grande tenda, muitas pessoas sentadas em pequenos grupos no chao. No meio, comidas variadas sendo servidas. "Opa, mas tem mesas tb.." Pensei com os meus botoes. De terno ainda e com preguica de tirar o sapato sugeri logo a mesa.

Com a gente mais um amigo do amigo, tambem local. Papo rolando, tradicional "futebol-Brasil-Ronaldo-Rinaldo", e o garcom chega. Todo mundo fala em arabe. Entendo bulhufas. "O que serah que eles estao pedindo..." - "Vc prefere frango ou carne?". Qualquer coisa! To com muita fome... :-)

"Ihhhhh. Esqueci de te falar!"
Pqp.. lah vem...
" O que amigao?"
"Vamos compartilhar a comida e nao usaremos talheres..."
E o sorriso amarelo surgiu espontaneamente. Como assim? Estava prestes a entender...

Chegou um tabuleiro giga, com 85% de arroz que esqueci o nome + frango e carne. Um salada de pepino (bleeerhg!) com iogurte e outra de alface com tomates. Um tabuleiro giga, para 3 pessoas, no meio da mesa. E nenhum talher na mesa... Olhei para os lados e todos comiam com as maos.. Arroz! Po... nao vou ser o unico diferente... e da-lhe maozada na comida. Que dificuldade...

Confesso que a comida estava gostosa mas comer com as maos compartilhando a comida eh algo que nao sei se quero repetir no futuro breve...Ahh, claro.. Pedi colher, garfo e faca apos 5 minutos. Nunca me importei de ser diferente mesmo.

E durante o almoco uma estranha sensacao veio surgindo: a imagem clara da minha avo materna, comendo de "bulica", no sofa velho estrategicamente posicionado na area, perto do pe de carambola e com o vento soprando soavemente. Que saudade do cafe fraquinho da vovo Penha!

2 comments:

Anonymous said...

Oi Rinaldo, tenho acompanhado sua jornada em Dubai pelo Blog. A saudade é maior qdo sabemos q esta assim tao longe. Li este texto e imediatamente me lembrei da vovo. Saudade da infancia. Nossa o Miguel esta LINDO!!! Bjs na Patricia, Miguel, e p vc sua prima Camila

Anonymous said...

Olá pessoas!!!!
Ahahah, comer com a mão é um pouco estranho, mas tudo bem, com fome...
Pat, que saudade de você...O Miguel está uma coisa, dá vontade de morde. Por favor, não pare de colocar fotos...
Um beijão em todos :)
Elen